PUBLICAÇÕES Incompreensões da Vida Esse foi o Primeiro Passo
Acredita-se que a missão nos é confiada quando estamos prontos, mas as incertezas geradas pela ânsia do porvir nos paralisa de dar os primeiros passos ainda desengonçados rumo ao labor que verdadeiramente nos completa. Entenda ao decorrer do texto.
“O primeiro passo, mesmo pequenino, é sempre gigantesco poder de transformar…” (Música O Primeiro Passo - André Pirola)
Tudo inicia-se com a coragem de dar o primeiro passo, iniciar algo e seguir em frente, mesmo que tenhamos que acertar o passo e mudar de direção durante o percurso, pois errar faz parte do processo de aprendizado. Basta rememorar nossos atos falhos durante nossa vida até esse momento e ver o quanto já evoluímos e deixamos de errar.
Ao passo que passamos a entender que estamos agindo de forma equivocada e assumimos a postura de mudar nosso comportamento, deixamos velhos hábitos e os substituímos por outros salutares. Nesse processo, pessoas que não se encaixam em nossos novos padrões se afastam naturalmente de nossos círculos de amizade, enquanto outras se aproximam dada a semelhança de objetivos e pensamentos.
Esse é o processo natural, no qual precisamos ter coragem para prosseguir com as mudanças necessárias, sabendo que deixaremos de seguir e ser seguidos por aqueles que não mais se afinizam com nosso novo padrão de vida.
Muitos, ao longo da vida, seguiram por caminhos equivocados em busca de reconhecimento social, perdidos em busca de um objetivo para continuar a viver. Buscam uma felicidade rotulada pela mídia e pelos padrões sociais contemporâneos, materialistas e voltados ao consumismo, onde a felicidade está atrelada ao "ter" em detrimento do "ser".
A incompreensão gerada por essas falsas verdades, propagadas por uma sociedade de enfermos, só poderia resultar em sofrimento. A desinformação sistemática dos meios de comunicação, que visam apenas lucros exorbitantes, cria uma necessidade irreal nas mentes desordenadas, sempre utilizando gatilhos mentais para manipular. Sem crença no mundo espiritual e na imortalidade do espírito, muitos ignoram a vida além-túmulo.
Acredito que o nosso primeiro passo deve ser em busca da verdade, a qual Jesus de Nazaré disse: "conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". Com conhecimento, conseguimos nos desvencilhar das amarras da incompreensão, que nos adoecem ao viver uma vida sem propósito.
Sem o entendimento da verdade espiritual, a vida se torna uma corrida contra o tempo. O medo da morte, amplificado pela falta de compreensão, leva muitos a buscar alívio no suicídio, sem considerar as terríveis consequências. Se soubessem o que os espera no plano espiritual, certamente não cometeriam tal ato.
Jesus não mediu esforços para nos ensinar sobre a vida após a morte. Ele sabia o que teria que enfrentar, mas não se acovardou diante da missão dada por Deus. Seu sacrifício foi o maior ato de amor pela humanidade.
“Perdoar alguém, amar alguém, se amar também, é o passo!” (Música O Primeiro Passo - André Pirola)
Estamos todos aqui como aprendizes, buscando praticar as verdades ensinadas por Jesus. Nascemos simples e ignorantes, e temos que aprender a dar nossos primeiros passos, caindo e levantando quantas vezes forem necessárias. Crescemos e esquecemos dos nossos erros e acertos, e passamos a julgar os outros.
Lembremos do exemplo de Jesus com a mulher adúltera, que seria apedrejada. Ele foi claro ao dizer: "aquele que não tem pecado, que atire a primeira pedra". Jesus sabia que todos tinham erros, mas estavam prontos para condenar alguém. Podemos aprender com Ele a ter compaixão e a perdoar.
O perdão, mesmo para crimes bárbaros, pode começar com o primeiro passo: deixar a justiça de Deus agir, limpar nosso campo mental de vingança e não fazer mal ao nosso agressor. Já é um grande passo!
Tenha coragem para seguir os ensinamentos de Jesus, fazendo aos outros o que gostaria que fizessem a você, lembrando sempre que seu reino não é deste mundo, e que há muitas moradas na casa do Pai.
Em resumo, Jesus nos ensinou que a experiência terrena é provisória, e que há uma vida maior esperando por nós em outras dimensões. Seus passos de coragem continuam a reverberar, inspirando-nos a seguir em paz, perdoando e fazendo o bem.
Sigamos em paz, perdoando e fazendo o bem.
Rafael Cremasco Lacerda